Fortalecer Alianças e maximizar o valor da Companhia
Uma fortaleza
Dependendo de onde nascem, os sonhos crescem diferentes. E assim, a cada sonha que brota, o mundo ganha algo novo. Por isso, fazem parte de nossa missão fortalecer as alianças e desenvolver a governança para maximização do valor da Companhia, aprimorando, assim, a eficiência da gestão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável a longo prazo.
Confira nossas principais metas até 2030:
Compra de Fornecedores Locais [Atingida]
87,0%
Atingir 80% de compra de fornecedores locais até 2030
Metas do Movimento Transparência 100%
0metas
Cumprir as 5 metas até 2030, com antecipação para 2027 do alcance de 4 metas
Desde 2006, somos uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado (NM) da B3. A estrutura de governança corporativa da Companhia é composta por um Conselho de Administração, eleito pela Assembleia Geral e que, atualmente, conta com três membros independentes, que correspondem aproximadamente 42,86% do total de sete membros; três comitês de assessoramento – Comitê ESG, de Gente e Gestão e de Auditoria, com mandato anual; uma Diretoria Estatutária, eleita pelo Conselho de Administração; e um Governance Officer com vínculo e acesso direto ao Conselho; e uma área de governança.
Conheça mais sobre nossos comitês:
Comitê
ESG
O Comitê ESG tem como escopo matérias relacionadas ao aprimoramento e disseminação das melhores práticas de
governança corporativa, preservação ambiental, atuação social da Companhia e cumprimento de normas internas e da legislação aplicável, recomendando ações e atualizações da Agenda Estratégica ESG e de suas políticas corporativas.
Comitê
Gente e Gestão
Atua em temas pertinentes à gestão de pessoas; indicação, sucessão, avaliação e remuneração dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Estatutária; análise para definição de benefícios e metas de programas de desenvolvimento e retenção de talentos; e estabelecimento de práticas de gestão que favoreçam a meritocracia.
Comitê
Auditoria
O Comitê de Auditoria, composto integralmente por membros independentes, analisa a qualidade e a integridade das demonstrações financeiras, avalia continuamente o trabalho da auditoria interna e externa, da área de compliance, bem como os sistemas de identificação de riscos e os controles internos da Companhia.
Combate à corrupção
Nossas operações passam por avaliações de riscos relacionados à corrupção. A Companhia realiza a identificação de áreas de alto risco, avalia atividades de terceiros, estabelece políticas e procedimentos, promove treinamentos e conscientização e dispõe de canais de comunicação e denúncia aos stakeholders. Os riscos significativos monitorados são os que podem envolver lavagem de dinheiro; conduta de fornecedores e agentes intermediários de alto risco; conflitos de interesse; e promessa, oferta ou concessão de presentes e hospitalidades, doações e patrocínios; os quais são submetidos às devidas diligências e monitoramentos.
Fóruns de governança
Contamos com um Governance Officer (G.O.) com vínculo e acesso direto ao Conselho de Administração. O G.O. lidera a Área de Governança Corporativa da Companhia, que funciona como elo entre as Diretorias (Estatutária e Executiva), o Conselho e seus comitês de assessoramento.
Além de coordenar reuniões dos órgãos da alta administração, essa área atua no suporte aos agentes de governança, principalmente na fluidez da comunicação e alinhamento de demandas das áreas interessadas, contribuindo para a qualidade do processo decisório.
Essa área tem ainda um papel relevante na disseminação das melhores práticas e no aprimoramento do sistema de governança, contribuindo, também, na propagação de conhecimento aos agentes de governança.
Compromisso
com a transparência e governança
No ano de 2023, ampliamos nosso comprometimento no Pilar Governança estabelecendo 08 novos compromissos públicos, que envolvem temas diversos que vão além das obrigações legais e regulamentares exigidas:
Tais compromissos são:
Adesão ao Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU: cumprir as 5 metas até 2030, com antecipação para 2027 do alcance de 4 metas.
Diversidade de Gênero e Presença de Grupos Sub-Representados no Conselho de Administração, com a indicação a partir de 2026 de, pelo menos, 02 mulheres e 01 membro de grupo sub-representado no Conselho de Administração. Atualmente, a Companhia possui 03 mulheres como membros titulares do Conselho de Administração.
Estipulação de Metas ESG na Remuneração Variável de todos os Colaboradores a partir de 2026. Em 2024, todos os diretores (executivos e estatutários) terão indicadores dessa natureza. Em 2025, ampliar abrangência para gerências, e, em 2026, todos os colaboradores.
Manter o Governance Officer com vínculo funcional e acesso direto ao Conselho de Administração, buscando aprimorar constantemente a fluidez da comunicação entre órgãos, aperfeiçoar a qualidade do processo decisório e a eficiência da execução das deliberações do Conselho.
Manutenção do Conselho de Administração (CA) com mais de 40% de membros independentes. Atualmente, a Companhia conta com 42,86% de membros independentes no CA.
Manutenção do Comitê de Auditoria (CoAud) com, no mínimo, 75% de membros independentes. Atualmente, Atualmente, a Companhia conta com 100% de membros independentes no CoAud.
Revisão sistemática o Plano de Sucessão da Diretoria Estatutária, incluindo a Presidência, aprovada e acompanhada pelo Conselho de Administração, em alinhamento com as melhores práticas de governança corporativa
Manutenção de Programa de Integração e de Educação Continuada para Conselheiros, Membros dos Comitês de Assessoramento e Diretores. Práticas já realizadas pela Companhia, com compromisso de integração para cada novo membro e eventos de educação continuada pelo menos uma vez ao ano.
Notícias
Confira as últimas notícias sobre as ações de governança da Companhia